1º Atividade da Xênia

quarta-feira, 17 de março de 2010

Estudo Dirigido da Professora Xênia

CURSO: Pedagogia – 1º Sem. Mat/Not.
DISCIPLINA: História da Educação
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2010
ALUNO(A): _________________________________________________________________________

As questões devem ser respondidas com base no texto “A educação do homem antigo - primeira parte – Esparta e Atenas” (PONCE, ANÍBAL. Cap. II, p. 35-60).
1. Explique como foi o processo de passagem da comunidade primitiva para a sociedade dividida em classes.
2. A educação imposta pelas classes proprietárias deveria cumprir a três finalidades básicas? Explicite-as.
3. Qual passa ser o ideal pedagógico quando a sociedade comunista primitiva transforma-se em sociedade dividida em classes?
4. Como fica a organização social da sociedade grega após a divisão em classes sociais?
5. O que favoreceu o grande desenvolvimento do comércio na Grécia durante a antiguidade? Quais influências sociais teve esse desenvolvimento?
6. Como era constituída e organizada a sociedade espartana?
7. Em relação a Grécia durante a antiguidade, apresente os fatos que mais marcaram a educação em Esparta.
8. Qual era o fim supremo da educação espartana?
9. Como era constituída e organizada a sociedade ateniense?
10. Em relação a Grécia durante a antiguidade, apresente os fatos que mais marcaram a educação em Atenas.
11. Como era visto o trabalho em Esparta e Atenas?
12. Em relação à educação espartana e ateniense analise e julgue as proposições abaixo em C (certo) e E (errado).
a. ( ) O programa de educação, que podia ser cumprido pelo jovem nobre ateniense, compreendia: escola elementar e palestra até os 14 anos, ginásio até os 16, efebia até os 18, cidadania, dos 20 aos 50, e vida diagógica, dos 50 até a morte.
b. ( ) O fim supremo da educação espartana era assegurar a superioridade militar sobre as classes submetidas.
c. ( ) Em Atenas, o Estado impedia a entrada nos ginásios dos jovens que não haviam freqüentado as escolas e as palestras particulares.
d. ( ) A educação militar espartana era compartilhada por homens e mulheres.
e. ( ) Por volta de 600 a.C. em Atenas, surge a escola elementar, dirigida pelo Estado.
f. ( ) O fim principal da educação espartana era formar o homem das classes dirigentes.
g. ( ) A educação do jovem espartano, nobre, passava a ser dirigida pelo Estado a partir dos 18 anos, quando este começava a receber o ensino superior das artes militares e das funções do governo.
h. ( ) A educação espartana era rigidamente disciplinada por meio da prática de ginástica e austeramente controlada pelos éforos.
i. ( ) Em Atenas, aos sete anos o Estado apoderava-se do jovem e não mais abria mão dele. Até os 45 anos pertencia ao exército ativo, e até os 60 à reserva.
j. ( ) Em Atenas a leitura e a escrita eram desprezadas, visto que o que mais importava eram as virtudes guerreiras e as funções do governo.