1º Atividade da Xênia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudo Dirigido "A Educação do Homem Feudal" Data de Entrega: 01/04/10

CURSO: Pedagogia – 1º Semestre – Matutino/Noturno
DISCIPLINA: História da Educação
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2010
ALUNOS(AS): ____________________________________________________________________


A EDUCAÇÃO DO HOMEM FEUDAL – ESTUDO DIRIGIDO

As questões devem ser respondidas com base na leitura e estudo do texto: “A educação do homem feudal” (PONCE, Aníbal. 2003. cap. IV).


1. Como se estruturou o novo modo de produção que surge com a decadência do modo de produção escravista?
2. Qual a diferença fundamental entre escravo, vilão e servo?
3. Por que o sistema de vassalagem era mais vantajoso que o escravista?
4. Explicite as “variedades” sociais existentes no feudalismo.
5. Explicite o papel da religião cristã na preservação do status quo durante o modo de produção feudal.
6. Explicite de que maneira a igreja católica conseguiu controlar a economia feudal.
7. Sobre o que se assentava a economia do senhor feudal e a economia monástica?
8. Como se verificava a divisão social do trabalho dentro dos monastérios?
9. Explicite por que os monastérios se constituíram nas primeiras escolas medievais.
10. Explicite as categorias em que se dividiam as escolas monásticas e a quem eram destinadas.
11. A medida que o Império se reconstruía os monastérios foram criando ao lado das escolas para oblatas as escolas “externas”. Como eram essas escolas, a quem e a que se destinavam e o que era ensinado?
12. Que profissionais eram formados nas escolas “externas” dos monastérios?
13. Explicite como eram formados os guerreiros.
14. Explicite as origens da nova classe social que começou a se formar na Idade Média.
15. Explicite qual tipo de educação era exigida para os filhos da nova classe (que começou a se formar na Idade Média) e qual o conteúdo ensinado nas escolas.
16. Explicite as origens das universidades da Idade Média e sua organização.
17. Que vantagens a fundação das universidades possibilitou à burguesia?
18. Que tipo de estudante costumava freqüentar as universidades?
19. Como era o ensino nas escolas municipais, como se organizavam e quem as freqüentavam?
20. Explicite a importância do ensino de aritmética nas escolas municipais e nas escolas religiosas.
21. Como a igreja se organizou para manter sobre o seu domínio a cultura?
22. Que tipo de homem o renascimento se propõe formar?

Estudo Dirido da Sociedade Romana

CURSO: Pedagogia – 1º Sem. Mat/Not.
DISCIPLINA: História da Educação
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2010
ALUNO(A): _____________________________________________________________________

As questões devem ser respondidas com base no texto “A educação do homem antigo - segunda parte – Roma” (PONCE, ANÍBAL. Cap. III, p. 61-81).

1. Quais as “variedades” sociais existentes na sociedade romana? Explique as diferenças entre elas?
2. Explicite qual deveria ser o programa de formação de um nobre romano? E como essa formação era desenvolvida.
3. Qual era o ideal pedagógico da educação romana?
4. A partir da ascensão da indústria e comércio surgem os novos ricos, mas quem são eles?
5. Explicite como fica organizada a educação a partir das exigências dos membros da nova classe que surge? Onde o ensino e ministrado? O que se ensinava?
6. Como os professores eram vistos perante os romanos na antiguidade? Por quê?
7. Descreva como foi a trajetória de pagamento dos serviços de ensino prestados pelos professores.
8. Com a criação de um exército permanente como ficam direcionadas as atividades da aristocracia (latifundiários e novos ricos)?
9. Por que a filosofia foi considerada uma indolência impertinente?
10. Após a reabertura das escolas como ficou organizado o ensino prático? O que era ensinado?
11. O que motivou o imperador Juliano em 362 passar o ensino a cargo do estado?
12. Explique “O ensino oficial era comparado ao exército”.
13. De acordo com os estudos sobre a sociedade romana, analise e julgue as proposições abaixo em C (certo) e E (errado).
a. ( ) Os professores eram valorizados, visto que trabalhavam para educar os filhos dos nobres.
b. ( ) A instrução que o jovem nobre recebia de algum escravo letrado ia muito pouco além das primeiras letras.
c. ( ) A educação era assim constituída: os ludimagisters, para a educação primária, os retores, para a educação média, e os gramáticos, para a educação superior.
d. ( ) A necessidade de uma “nova educação” começou a se fazer sentir a partir do momento que surge uma nova classe, que começa a se firmar, a dos comerciantes e industriais.
e. ( ) Com o surgimento das escolas privadas aqueles que não podiam pagar professores particulares para seus filhos os colocavam para estudar nas lojas de instruções.
f. ( ) A educação era assim constituída: os ludimagisters, para a educação primária; os gramáticos, para a educação média; e os retores, para a educação superior.
g. ( ) Em meados do século IV o Imperador (Juliano), temeroso que os cristãos se apoderassem do ensino, passou-o a cargo do Estado.
h. ( ) Com o surgimento das escolas privadas aqueles que não podiam pagar professores particulares para seus filhos entravam em acordo para custear os gastos de uma escola.
i. ( ) Os professores eram desvalorizados, mesmo trabalhando para educar os filhos dos nobres.
j. ( ) A educação precisava preparar funcionários ideologicamente bem treinados para os cargos do Estado.
k. ( ) A primeira notícia segura a respeito de uma escola primária em Roma data de 449 a.C.
l. ( ) O ensino era uma verdadeira indústria – havia grande concorrência por alunos.

Projeto de Ensino

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS


CSG 09 lotes 15/16 - Taguatinga Sul - DF
Fone: (61) 3356-8150
NÚMERO
/NUPE




DADOS DO PROJETO


TÍTULO DO PROJETO
III TÚNEL DO TEMPO: A trajetória histórica da educação brasileira.
DEPARTAMENTO CURSO ANO BASE
Pedagogia/NUPE Pedagogia 1º./2010
PROFESSOR/ORIENTADOR/RESPONSÁVEL REGIME DE TRABALHO MATRÍCULA Nº
Xênia Honório Integral 0360
TELEFONE / RAMAL
3356-8150
E-MAIL
zenaide@facitec.br / profa_xenia@yahoo.com.br



EQUIPE DE TRABALHO


Professore(s)
NOME DEPARTAMENTO DISCIPLINA HORAS DEDICADAS AO PROJETO FUNÇÃO/ATIVIDADES REMUNERADO POR
Zenaide Borges Pedagogia Todas 20h Coord. Facitec
Xênia Honório Pedagogia História da Educação 20h Professora Facitec
Andréia Júlio NUPE NUPE 20h Professora Facitec


Aluno (s)
NOME DEPARTAMENTO DISCIPLINA HORAS DEDICADAS AO PROJETO FUNÇÃO/ATIVIDADES REMUNERADO POR
Alunos do primeiro semestre mat./not. Pedagogia História da Educação 20h xxx



DADOS DAS ATIVIDADES


Caracterização

( ) Programa
(X) Projetos
( ) Cursos ( ) Eventos
( ) Prestação de Serviços
( ) Produção e Publicação ( ) Produção de Material Didático e Pedagógico
( ) Outros – especificar: __________________________
___________________________________________


Área Estratégica – principal e secundária

( ) Comunicação Social
(X ) Cultura e Sociedade
( x) Educação e Cidadania ( ) Desenvolvimento Científico e Tecnológico
( ) Direito Humanos e Integração Política
( ) Saúde e Qualidade de Vida ( ) Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
( ) Outros – especificar: _______________________
_________________________________________






DADOS DAS ATIVIDADES (continuação)

Resumo/Descrição da Atividade

O trabalho será desenvolvido nos primeiros semestres do curso de Pedagogia, iniciando-se com pesquisa que será realizada em diversos materiais (livros, revistas, internet etc.) e que dará fundamentação teórica para o posterior planejamento dos seminários, que serão apresentados no decorrer das aulas do 2º bim. de 2009.




Justificativa

A pesquisa em história da educação vem ganhando importância no campo educacional, visto que, cada vez mais, novos objetos estão sendo trabalhados na sua historicidade. Portanto, como afirma Sanfelice (1999, p. 47) é “fundamental estudar a história da educação, atentado-se para alguns pontos fundamentais no que se refere ao papel desempenhado pela educação nas diferentes organizações da sociedade”.
O estudo da história da educação, dessa forma, deve possibilitar ao aluno do curso de Pedagogia compreender as relações de poder e os mecanismos de exclusão que se produzem e reproduzem em determinados contextos sociais, para alavancar mudanças que possibilitem a superação das condições sociais.
Assim, com esse intento propõe-se aos alunos do 1º semestre de Pedagogia, futuros professores, uma pesquisa sobre a História da Educação Brasileira. Os alunos buscarão informações sobre os processos educacionais a partir do contexto social, político e econômico vivenciado pelo Brasil.

Objetivo Geral

Identificar a importância da História da Educação para a compreensão da organização escolar no Brasil e no mundo.

Objetivos específicos

 Identificar os aspectos essenciais da educação brasileira nos diversos períodos.
 Situar a educação brasileira de cada período histórico em seu contexto sócio-econômico.
 Proporcionar uma reflexão crítica sobre a educação ao longo de sua história.

Metodologia

O trabalho será desenvolvido por meio de pesquisa em livros citados na bibliografia do Plano de Ensino da disciplina e de outros disponíveis na biblioteca da faculdade, também poderá ser realizada em revistas, jornais e sites da internet.
Os resultados da pesquisa serão apresentados por meio de trabalho escrito1 e apresentação oral2, que serão organizados por períodos: (Período Colonial (1500 – 1821), Período Imperial (1822 – 1888), 1ª República (1889 – 1929), 2ª República (1930 – 1936), Estado Novo (1937 – 1945), Nova República (1946 – 1963), Regime Militar (1964 – 1985), Abertura Política (1986 – 2010)).
1. O trabalho escrito será composto de:
 Cabeçalho;
 Título (PERÍODO) centralizado e em negrito;
 Introdução;
 Desenvolvimento (produção de texto construída pelos próprios alunos a partir do resultado das pesquisas SEM CÓPIA);
 Considerações finais (fechamento do trabalho);
 Referências.
O trabalho escrito deverá ser construído em papel A4, em no máximo 3 páginas, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espacejamento entre linhas 1,5 e margens superior e esquerda 3cm, inferior e direita 2cm. Deverá ser digitado, impresso e entregue para a professora no dia da apresentação oral.
2. As apresentações orais (seminários) devem ser auxiliadas por recursos audiovisuais (retroprojetor, slides no PowerPoint, cartazes e outros).

Cronograma ou Programação

FASES ATIVIDADES PERÍODO
1ª. Fase Pesquisas março a junho
2ª. Fase Elaboração do trabalho escrito e apresentação oral abril a junho
3ª fase Exposição e apresentação das descobertas abril a junho
Local e Horário
Data* Matutino: Sala 216 – de 10h as 11h40 min.
Noturno: Sala 216 – de 21h20 as 22h30 min.
* As apresentações orais (seminários) e entregas dos trabalhos escritos acontecerão nas seguintes datas:
MATUTINO:
 GRUPO 1: Período Colonial (1500 – 1821) – 16/04
 GRUPO 2: Período Imperial (1822 – 1888); GRUPO 3: 1ª República (1889 – 1929) – ambos no dia 23/04.
 GRUPO 4: 2ª República com ênfase no Manifesto dos Pioneiros da Ed. Nova (1930 – 1936) – 30/04
 GRUPO 5: Estado Novo com ênfase nas Leis Orgânicas (1937 – 1945) – 07/05
 GRUPO 6: Nova República com ênfase na Lei 4.024/61 (1946 – 1963) - 14/05
 GRUPO 7: Regime Militar com ênfase na Lei 5.692/71 (1964 – 1985) – 21/05
 GRUPO 8: Abertura Política com ênfase na Lei 9.394/96 (1986 – 2010) - 28/05
Avaliação do trabalho: 28/05

NOTURNO
 GRUPO 1: Período Colonial (1500 – 1821) – 15/04
 GRUPO 2: Período Imperial (1822 – 1888); GRUPO 3: 1ª República (1889 – 1929) – ambos no dia 22/04.
 GRUPO 4: 2ª República com ênfase no Manifesto dos Pioneiros da Ed. Nova (1930 – 1936); GRUPO 5: Estado Novo com ênfase nas Leis Orgânicas (1937 – 1945) – ambos no dia 29/04.
 GRUPO 6: Nova República com ênfase na Lei 4.024/61 (1946 – 1963) - 06/05
 GRUPO 7: Regime Militar com ênfase na Lei 5.692/71 (1964 – 1985) – 13/05
 GRUPO 8: Abertura Política com ênfase na Lei 9.394/96 (1986 – 2010) - 27/05
Avaliação do trabalho: 27/05


Avaliação

A AVALIAÇÃO OCORRERÁ DE FORMA INDIVIDUAL E PROCESSUAL, portanto todos os componentes devem participar da elaboração e apresentação do trabalho.
Distribuição das notas:

• exposição do conteúdo (individual) – 1,5 ponto
• recursos materiais - decoração da sala, cartazes, folhetos, resumos, vídeos, slides em PowerPoint etc. – (grupo) – 0,5 ponto
• trabalho escrito (grupo) - 1,0 ponto
• faixa do tempo (individual) - 1,0 ponto


Critérios para avaliação da apresentação oral:
Domínio de conteúdo (0,80), Postura adequada (gestos, voz e linguagem) (0,4), Organização e dinamicidade na explanação do assunto (0,3).

A faixa do tempo (esquema) será entregue no dia da última apresentação oral e deverá apresentar no mínimo 10 fatos mais relevantes de CADA UM DOS PERÍODOS APRESENTADOS. Ela será construída a cada apresentação oral (serão reservados os últimos 10 min de cada aula para essa construção).



Público alvo

Alunos do primeiro semestre do curso de Pedagogia Matutino e Noturno.


Datas Realização Outros dados

02/2009
INÍCIO
06/2009
TÉRMINO

(x ) Intracurso
( ) Intercurso
( ) Intradisciplinar
( ) Interdisciplinar

Local da realização – FACITEC – sala de aula



Carga horária – 20h


• Este projeto de ensino será realizado, nas suas fases de planejamento, elaboração, execução
e avaliação durante o horário destinado para a disciplina.


__________________ _____________________
Coordenadora do NUPE Professor(a) responsável





RESULTADO FINAL

APROVAÇÃO

PARECER FINAL DA(S) COORDENAÇAO(ÔES) DO(S) CURSO(S)



( ) Deferido
( ) Indeferido
/ / 2010
DATA


Assinatura