1º Atividade da Xênia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudo Dirigido "A Educação do Homem Feudal" Data de Entrega: 01/04/10

CURSO: Pedagogia – 1º Semestre – Matutino/Noturno
DISCIPLINA: História da Educação
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2010
ALUNOS(AS): ____________________________________________________________________


A EDUCAÇÃO DO HOMEM FEUDAL – ESTUDO DIRIGIDO

As questões devem ser respondidas com base na leitura e estudo do texto: “A educação do homem feudal” (PONCE, Aníbal. 2003. cap. IV).


1. Como se estruturou o novo modo de produção que surge com a decadência do modo de produção escravista?
2. Qual a diferença fundamental entre escravo, vilão e servo?
3. Por que o sistema de vassalagem era mais vantajoso que o escravista?
4. Explicite as “variedades” sociais existentes no feudalismo.
5. Explicite o papel da religião cristã na preservação do status quo durante o modo de produção feudal.
6. Explicite de que maneira a igreja católica conseguiu controlar a economia feudal.
7. Sobre o que se assentava a economia do senhor feudal e a economia monástica?
8. Como se verificava a divisão social do trabalho dentro dos monastérios?
9. Explicite por que os monastérios se constituíram nas primeiras escolas medievais.
10. Explicite as categorias em que se dividiam as escolas monásticas e a quem eram destinadas.
11. A medida que o Império se reconstruía os monastérios foram criando ao lado das escolas para oblatas as escolas “externas”. Como eram essas escolas, a quem e a que se destinavam e o que era ensinado?
12. Que profissionais eram formados nas escolas “externas” dos monastérios?
13. Explicite como eram formados os guerreiros.
14. Explicite as origens da nova classe social que começou a se formar na Idade Média.
15. Explicite qual tipo de educação era exigida para os filhos da nova classe (que começou a se formar na Idade Média) e qual o conteúdo ensinado nas escolas.
16. Explicite as origens das universidades da Idade Média e sua organização.
17. Que vantagens a fundação das universidades possibilitou à burguesia?
18. Que tipo de estudante costumava freqüentar as universidades?
19. Como era o ensino nas escolas municipais, como se organizavam e quem as freqüentavam?
20. Explicite a importância do ensino de aritmética nas escolas municipais e nas escolas religiosas.
21. Como a igreja se organizou para manter sobre o seu domínio a cultura?
22. Que tipo de homem o renascimento se propõe formar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário