1º Atividade da Xênia

segunda-feira, 22 de março de 2010

Estudo Dirido da Sociedade Romana

CURSO: Pedagogia – 1º Sem. Mat/Not.
DISCIPLINA: História da Educação
PROFESSORA: Xênia Honório
DATA: __/__/2010
ALUNO(A): _____________________________________________________________________

As questões devem ser respondidas com base no texto “A educação do homem antigo - segunda parte – Roma” (PONCE, ANÍBAL. Cap. III, p. 61-81).

1. Quais as “variedades” sociais existentes na sociedade romana? Explique as diferenças entre elas?
2. Explicite qual deveria ser o programa de formação de um nobre romano? E como essa formação era desenvolvida.
3. Qual era o ideal pedagógico da educação romana?
4. A partir da ascensão da indústria e comércio surgem os novos ricos, mas quem são eles?
5. Explicite como fica organizada a educação a partir das exigências dos membros da nova classe que surge? Onde o ensino e ministrado? O que se ensinava?
6. Como os professores eram vistos perante os romanos na antiguidade? Por quê?
7. Descreva como foi a trajetória de pagamento dos serviços de ensino prestados pelos professores.
8. Com a criação de um exército permanente como ficam direcionadas as atividades da aristocracia (latifundiários e novos ricos)?
9. Por que a filosofia foi considerada uma indolência impertinente?
10. Após a reabertura das escolas como ficou organizado o ensino prático? O que era ensinado?
11. O que motivou o imperador Juliano em 362 passar o ensino a cargo do estado?
12. Explique “O ensino oficial era comparado ao exército”.
13. De acordo com os estudos sobre a sociedade romana, analise e julgue as proposições abaixo em C (certo) e E (errado).
a. ( ) Os professores eram valorizados, visto que trabalhavam para educar os filhos dos nobres.
b. ( ) A instrução que o jovem nobre recebia de algum escravo letrado ia muito pouco além das primeiras letras.
c. ( ) A educação era assim constituída: os ludimagisters, para a educação primária, os retores, para a educação média, e os gramáticos, para a educação superior.
d. ( ) A necessidade de uma “nova educação” começou a se fazer sentir a partir do momento que surge uma nova classe, que começa a se firmar, a dos comerciantes e industriais.
e. ( ) Com o surgimento das escolas privadas aqueles que não podiam pagar professores particulares para seus filhos os colocavam para estudar nas lojas de instruções.
f. ( ) A educação era assim constituída: os ludimagisters, para a educação primária; os gramáticos, para a educação média; e os retores, para a educação superior.
g. ( ) Em meados do século IV o Imperador (Juliano), temeroso que os cristãos se apoderassem do ensino, passou-o a cargo do Estado.
h. ( ) Com o surgimento das escolas privadas aqueles que não podiam pagar professores particulares para seus filhos entravam em acordo para custear os gastos de uma escola.
i. ( ) Os professores eram desvalorizados, mesmo trabalhando para educar os filhos dos nobres.
j. ( ) A educação precisava preparar funcionários ideologicamente bem treinados para os cargos do Estado.
k. ( ) A primeira notícia segura a respeito de uma escola primária em Roma data de 449 a.C.
l. ( ) O ensino era uma verdadeira indústria – havia grande concorrência por alunos.

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