1º Atividade da Xênia

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conteúdo para estudar - Prova da Alda

Qual a diferença entre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade
Para uma resposta completa a esta questão, vamos recorrer a algumas definições do dicionário da língua portuguesa.

O prefixo inter- é oriundo do latim inter e significa 'no interior de dois; entre; no espaço de'. Assim, interdisciplinar, significa:

• que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento;
• que é comum a duas ou mais disciplinas.

A interdisciplinaridade está, portanto, presente em áreas como a psicopedagogia, a fonoaudiologia e outras, na medida em que possibilita relações e aplicações de conhecimento inter áreas, ou inter disciplinas.

Também no dicionário encontramos a seguinte informação: multi, do latim multus, significa 'abundante, numeroso, em grande quantidade'.

Multidisciplinar significa, portanto:

• que contém, envolve, distribui-se por várias disciplinas e pesquisas.

A multidisciplinaridade está, portanto, presente em trabalhos que envolvem os conhecimentos e aplicações de várias disciplinas simultaneamente.

Ainda recorrendo ao dicionário, encontraremos o prefixo trans-, oriundo do latim trans e que significa 'além de, para lá de; depois de'.

Porém, se buscarmos pela palavra transdisciplinar ou mesmo por transdisciplinaridade, não vamos encontrá-las.

Por quê? Porque são neologismos criados na área da saúde, para representar um novo e moderno conceito. Na verdade, um “conceito-atitude”.

O conceito: trabalhar de forma transdisciplinar implica em ir além das disciplinas aplicadas, cruzando suas fronteiras e aplicando conhecimentos de múltiplas disciplinas em todos os momentos e situações em que sua aplicação seja adequada, independente do indivíduo aplicador e de sua origem ou disciplina de formação original.

A atitude: estar aberto ao outro e à aquisição contínua de conhecimentos e informações. Trabalhar em equipe, permitindo que a “transformação” se realize, na medida em que reconhece que a “formação” por si só, não seria suficiente para auxiliar o indivíduo a resolver seus problemas e desenvolver-se em todas as suas potencialidades.

A transdiciplinaridade requer o trabalho de equipe, que é um conjunto de pessoas que se reúne com um propósito compartilhado e com uma meta em comum. Por isso, pela meta comum é que se orientam “para além das disciplinas”, não anulando-as, mas possibilitando que o conhecimento seja instrumento para aquisição e assimilação de outros conhecimentos.

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